terça-feira, 31 de maio de 2011

Tenochtitlán Antiga-Centro Historico-




Sítio Arqueológico do Templo Mayor

Situado na Plaza Templo Mayor, o templo de maior importância para o culto dos astecas ficou esquecido até 1978, quando a descoberta acidental do entalhe de Coyolxauhqui motivou as escavações.Assim vieram a luz os templos astecas e inúmeras informações sobre eles.

Tenochtitlán Asteca-Centro Histórico-




Plaza Templo Mayor

Onde está a maqueta da cidade de Tenochtitlán e que fica em frente ao sítio arqueológico do Templo Mayor, onde eram venerados pelos astecas Tláloc e Huitzilopochtili, respectivamente o Deus da chuva e água e o Deus da guerra.

tenochtitlán Antiga-Centro Historico-

Posição da Maqueta

O Zócalo está a esquerda da imagem e as paredes em vermelho e o portal decorado, são a lateral do Sagrário Municipal. Olhando-se a maqueta, conclui-se que a atual cidade do México aterrou e ocupou o antigo lago Texcoco e podemos entender também a posição relativa dos atuais prédios e a antiga Tenochtitlán.

Tenochtitlán Asteca-Centro Histórico-





Fundação e Destruição da Cidade do México Tenochtitlán


Pelo calendário asteca a cidade de Tenochtitlán foi fundada no Dos Casa, que corresponde no nosso 1325dC. e foi destruída no calendário asteca no ano Tres Casa, que corresponde ao nosso em 1521dC.Observe-se as figuras acima da placa com os glifos astecas correspondentes a data de Dos Casa e Tres Casa!

Tenchtitlán Asteca-Centro Histórico-




Maqueta da Antiga Tenochtitlán

A maqueta demonstra bem a cidade em meio ao Lago Texcoco, em uma ilha aterrada e ligada às suas margens por inúmeras pontes, em continuação de suas ruas principais.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tenochtitlán Asteca-Centro Historico-




Maqueta da Antiga Tenochtitlán

Logo ao lado direito do Sagrário Metropolitano, em frente as escavações arqueológicas do antigo Templo Mayor, está a maqueta da antiga Tentochtitlán, onde podemos ver em destaque as pirâmides dos templos dos antigos astecas e o palácio de Montezuma II, no local onde está o atual Palacio Nacional

Monumento a Independencia-Paseo de la Reforma-





Vitória Alada com Laurel


A Vitoria outorga o Laurel( Coroa de louros) aos líderes e ao povo mexicano pelo sacrifício cobrado pela conquista da Independência!Fica no alto de uma coluna de granito dominando o conjunto.


Ao visitante o monumento causa forte impressão, ao tomar conhecimento do fato que o México é o resultado da fusão de duas correntes muito semelhantes entre sí, a corrente européia religiosa e guerreira e a corrente americana, igualmente religiosa e guerreira!Esta fusão só poderia resultar numa sociedade indômita e aguerrida cujo destino é a independência com glória !


Belo monumento que é a concretização de uma bela História!

Monumento a Independencia-Paseo de la Reforma-




Pedestal do Monumento a Independencia

A Independência mexicana foi cruenta e dolorosa, começando no dia 16 de Setembro de 1810, quando o Padre Miguel Hidalgo, convocou o povo às armas pela independência, convocação esta conhecida como¨El Grito¨.O movimento foi reprimido e Miguel Hidalgo executado.Posteriormente em 1814, outro padre, José Maria Morelos, conduz novo movimento de independência que é novamente reprimido e Morelos executado.Porém formou-se uma ação de guerrilhas pela causa que culminou em 1821, com a proclamação da Independência sob o governo de Augostin Iturbide .

Monumento a la Independencia-Paseo de la Reforma-




Vitória Alada com um Laurel

Visto pela manhã, o Monumento a la Independencia, realça o brilho dourado da Vitória Alada, bem como surgem logo abaixo, no pé da coluna, as esculturas em mármore branco, e na base do pedestal, esculturas em bronze.

Conhecido como Anjo da Independência, mas na verdade a figura clássica da Vitória Alada, está no local desde 1910 e é de autoria de Antonio Rivas Mercado.

domingo, 29 de maio de 2011

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Hotel Sheraton

Onde ficamos hospedados, o que sem dúvida contribuiu para o sucesso de nossa visita ao México.

Serviços profissionais são todos a nível de excelência e os preços surpreendentemente acessíveis nesta época do ano, onde a procura por hospedagens é pequena.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-



Monumento a la Independencia

Com seu impressionante aspecto no final do dia.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Monumento a la Independencia

Chamado de Anjo da Independência, com a estátua criada por Antonio Rivas Mercado e está no local desde 1910.

É um monumento impressionante com uma base e uma coluna de granito com a figura dourada da Glória Alada portando um laurel(uma coroa de louros)!O monumento homenageia todos aqueles que lutaram contra o domínio espanhol.

Paseo de la reforma-Final de Dia-




La Banca Baraja

Escultura de Brian Nissen, de 2006.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Bolsa de Valores

O prédio da bolsa de valores é um prédio esguio e futurista, mas o que chama a atenção é a cúpula de vidro sobre a sala de pregão.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Esculturas a Céu Aberto

Entre as inúmeras esculturas a céu aberto que encontramos no Paseo de la Reforma estão estes sofás muito curiosos.Lamento não ter anotado o nome do escultor como fiz com as outras esculturas, mas como se vê, as crianças por aqui sabem dar o merecido valor a elas!

Paseo de la reforma-Final de Dia-




Modernas Construções em Andamento

A força econômica mexicana fica demonstrada com as inúmeras construções modernas em plena avenida Paseo de la Reforma.Muitos arranha-céus tomam forma, o que demonstra plena confiança na engenharia que protege os prédios de terremotos. Esta parte do México é muito suscetível a terremotos pois encontramos inúmeros avisos de alerta para o que chamam de¨Sismo¨!

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Monumento a Cuauhtémoc

O último rei asteca, foi homenageado em 1887 por este monumento, agora cercado de modernos prédios.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Loteria Nacional

Construída em 1936 por José A.Cuevas em franco estilo Art Déco.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Paseo de la Reforma-Final de Dia-




Modernos Prédios do Paseo, todos arranha-céus com engenharia anti-terremoto.

Paseo de la reforma-Final de Dia-




Paseo de la Reforma

Num final de domingo e o sol se pondo em sua extremidade, o Bosque de Chapultepec.

Paseo de la reforma-Final de Dia-




Escultura ¨El Cuerno¨

Do escultor José de Yturbe de 2006

Paseo de la reforma-Final de Dia-




Escultura ¨El Beso¨

Do escultor Jesus Mayagoitia de 2006

Paseo de la Reforma-Final de Dia-



Monumento a Cuauhtémoc

O último rei asteca, em meio aos prédios do México moderno.

Paseo de la Reforma-Final de Dia-



Monumento a Cuauhtémoc

O último rei Asteca, ofereceu a última resistência aos conquistadores espanhóis. O monumento foi feito em 1887 em estilo que une elementos clássicos e pré-colombianos, demonstrando uma evolução na consciência da população desde então.

Avenida de la Reforma-Final de Dia-




Monumento a Cristóvan Colón

O descobridor da América em 1492.

Paseo de la reforma-Final de Dia-




Monumento a la Revolución

O prédio tinha sido destinado por Porfírio Diaz, para o Congresso , porém os revolucionários que venceram a guerra civil ocorrida entre 1910 a 1917, resolveram transformar o prédio inacabado em Monumento a Revolução

Passeo de la Reforma-Final de dia-



Paseo de la Reforma

É uma avenida com cerca de 3,5km, que une o centro da cidade ao Bosque de Chapultepec.Provavelmente Paseo de la Reforma é uma das avenidas mais bonitas da América Latina.

A Reforma que se refere o nome desta bela avenida é a Reforma que começou com a expulsão do poder do General Antonio Lopez Santa Anna em 1854 e foi executado um Programa Político que resultou na Constituição Liberal de 1857, onde todos foram declarados iguais perante a Lei.O líder popular que conduziu o México durante o período da Reforma foi Benito Juárez.

Alameda Central-Grupos festivos-




Iglesia San Hipolito

Igreja já na Avenida de la Reforma, é uma igreja em estilo barroco, com esculturas em estilo mourisco.

Alameda Central-Grupos Festivos-




Igreja coberta por pedra vulcânica tezontle, em frente a praça Alameda Central.

Alameda Central-Grupos Festivos-




Escultura em bronze de Izcoatl

Em frente ao Museo del Ejército, na calle Tucuba

Alameda Central-Grupos Festivos-





Festa popular em quiosques e bares


As pessoas se divertem comendo e bebendo, sendo a bebida principal a cerveja. Assim como no Brasil, a conversa vai longe, as gargalhadas vão soltas e a alegria é contagiante!E a ¨azaração¨?É grande também, como em qualquer lugar!

Alameda Central-Grupos Festivos-




Hotel Cortés

Um dos muitos prédios notáveis em torno da praça Alameda Central, este hotel me chamou a atenção por estar todo revestido da pedra vulcânica ¨tzontle¨, além das esculturas no nicho do alto da fachada em estilo que lembra o barroco.Mas não encontrei nenhuma referência as suas características arquitetônicas.

Alameda Central-Grupos Festivos-




O Povo e a Alameda Central

O povo se espalha pela praça Alameda

Central, ocupando completamente o espaço, representando uma festa em si de participação e compromisso com o período de Navidad.

Alameda Central-Grupos festivos-




Personagens da Festa da Navidad

Os personagens documentam para seus amigos e parentes as fantasias usadas durante a festa da Navidad.

Alameda Central-Grupos Festivos-




Alameda Central

As festas de¨Navidad¨e de Nossa Senhora de Guadalupe são muito populares e reúnem muitas pessoas, que se divertem civilizadamente e em ordem.Durante boa parte do tempo que passei por aqui, não testemunhei nenhum excesso, que infelizmente são comuns nas festividades brasileiras de uma forma geral.

Alameda Central-Grupos Festivos-




Policiamento na Alameda Central

Os Parques e Jardins mexicanos dispõem de um força policial de elite para a guarda destas áreas públicas.Os policiais são acessíveis e corteses no trato o que é de muito valor para visitantes desinformados.

Alameda Central-Grupos Festivos-


Alameda Central

Os Grupos Festivos se distribuem por toda a praça da Alameda Central, mostrando a força das tradições populares e culturais do México.

Alameda Central-Grupos Festivos-




Aguardando a Vez

Os grupos folclóricos festejam as festas de ¨Navidad¨e da Nossa Senhora de Guadalupe, na praça Alameda Central, importante logradouro na cidade do México.

Alameda Central-Grupos Folclóricos-





Grupos Folclóricos festejam as festas de ¨Navidad¨

O Nascimento de Cristo,a Natividade ou o Natal. Esta época é de grande atividade popular, e existem grupos festivos como estes, reunidos manifestando a alegria popular neste período tão significativo para eles, o Natal e as festas de Nossa Senhora de Guadalupe.

Palacio Nacional-Pátios Internos-



Arcadas do pátio interno

Palacio Nacional-Pátio Interno-




Arcadas do Pátio interno e os Murais de Diego Rivera.



Pátio do Palácio Nacional com fonte de bronze no centro.

Palácio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-





Saguão de Entrada do Antiguo Parlamento


Com grandes lustres dourados, que iluminam um papel de parede violáceo de grande bom gosto o que dá uma iluminação agradável, é o local onde são guardadas as memórias deste período da história mexicana(1829 a 1872).

Palacio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-




O Suicídio de Lucrécia

Lucrécia (509a.C.), foi uma dama romana que se matou depois de ter sido ultrajada por um filho de Tarquínio, o Soberbo(534 a 509 aC); seu gesto serviu de pretexto para a derrubada da realeza em Roma e a definitiva implantação da República. Os paralelismos conceituais com os mexicanos do ano de 1857 são muitos,neste ano foi proclamada e jurada a Constituição Liberal, que pretendia impedir a ocorrência de todo o abuso autoritário e monárquico ao estilo de Santa Anna.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Palácio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-



Símbolo da Nação Mexicana

A imagem da Águia devorando uma Cobra sobre um Cacto, estabelecendo-se assim o local da cidade de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

Palacio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-




Escultura da Águia Devorando uma Cobra

Símbolo da Nação mexicana, este símbolo teve origem na ordem que o deus pré-colombiano Huitzilopotchtli para que os astecas se fixassem no local onde encontrassem uma águia pousada num cacto devorando uma cobra.Esta cena foi vista numa ilha do lago Texcoco, que se tornou o local da capital do Império Asteca, a cidade de Tenochtitlán .

Palacio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-




Bandeira Mexicana com a Coroa, ou símbolo Real .

Logo depois da independência em 1821, as lideranças políticas estavam divididas entre os que defendiam uma sociedade progressista e republicana e os conservadores de tendência monarquista. O prédio construído ainda no tempo de Agustin de Iturbide(1821 a 1823) que declarou-se rei do México de forma canhestra e desajeitada, sendo logo depois deposto.

Palácio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-




Galerias ,a coroa o símbolo monárquico e a bandeira mexicana.

Acredito que na época do funcionamento deste parlamento o México tinha proclamado sua independência a pouco tempo, em 1821 e quem assumiu foi Augustin Iturbide entre 1821 a 1823,que preferiu um estado monárquico, apoiado pela Igreja e no Exército, proporcionando o aparecimento de muitos ¨caudillos¨entre estes o General Santa Anna que se reelegeu 11 vezes.

Palácio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-




Teto e Galerias do Parlamento

Podemos ver o teto com nervuras de sustentação e o centro na forma de sol irradiante.As nervuras de sustentação são sustentadas por cariátides douradas entre as quais se abrem janelas em arco.Os espaços das galerias são dispostas em dois pavimentos e limitadas por colunas de ordem dórica.

Concluímos que bem pouca coisa de pré-colombiano foi aproveitado neste parlamento de arquitetura principesca e clássica. A observação foi feita porque em projetos arquitetônicos posteriores, a genial arquitetura pré-colombiana veio a ser mais bem representada, o que no meu entender representou uma evolução na consciência nacional mexicana.

Palacio Nacional-Antiguo Parlamento Mexicano-



Sede do Poder Legislativo Mexicano, entre 1829 a 1872

O poder legislativo mexicano funcionou neste local entre 1829 a 1872, quando então foi destruido por um incêndio.

O local foi reconstruído em 1972 e a restauração terminou em 2002