domingo, 31 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Maquete da Cidade Sagrada de Teotihuacan-

Pode-se ver na maquete, logo em frente a ¨Piramide de la Luna¨, que domina a ¨Plaza de la Luna¨bem em frente.Um pouco a esquerda e atrás, está a ¨Piramide del Sol¨, uma das maiores pirâmides do mundo que também fica diante da Plaza de la Luna. Depois podemos ver a ¨Calzada de los Muertos¨, a rua que une esta praça até umas construções muradas atrás a esquerda, ¨La Ciudadela¨, onde está a Piramide de Quetzacoatl, a Serpente Emplumada.

Museo Nacional de Antropologi8a-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Máscaras Teotihuacanas

As máscaras Teotihuacanas são um dos elementos mais representativos desta cultura. As máscaras são imagens simbólicas ligadas a aspectos rituais e algumas foram feitas em pedra verde e no alabastro, o que representa o trabalho artezanal realizado pelos teotihuacanos.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Deusa Chalchiuhtlicue

Como dito anteriormente , foi encontrada diante da ¨Piramide de la Luna¨, é a consorte do Deus Tláloc e a deusa das águas horizontais, rios e lagos.Está associada a agricultura, a semeadura e a fertilidade. É da época Clássica(300 dC a 800 dC)

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Deusa Chalchiuhtlicue-

Consorte do Deus Tláloc. É a deusa das águas horizontais, lagos e rios, que correm ou se assentam sobre a terra.Está vestida com um capacete de aba dupla. brincos discoidais,colar e pulseiras. Veste um quechquemitl(jaqueta), saias e sandálias.

É associada a agricultura, a semeadura e a fertilidade.

Foi encontrada diante da ¨Piramide de la Luna¨e é da época Clássica(300dC a 800 dC).

sábado, 30 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Pirâmide da

Serpente Emplumada.

Da cidade de Teotihuacan a Pirâmide da Serpente Emplumada, o Deus Quetzacoatl, fica no centro religioso e político desta cidade, a ¨ciudadela¨. O Deus Quetzacoatl é um Deus inspirador e criador da vida, o símbolo da fertilidade e da vida, provavelmente herdado dos povos e a cultura Olmeca(1200 aC a 900 aC).

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Portico I Del Patio de Atetelco

Reprodução do Patio Blanco de Atetelco, cujo conteúdo simbólico nos induz a um tema de caráter militar.Assim chama a atenção os coiotes, os chimalis ou escudos, as pontas de flechas, são elementos inflamados e espinhosos de atividade guerreira. Abaixo vemos elaboradas figuras de coiotes e acima nas molduras em losângulo a temível figura de um guerreiro equipado para a luta.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Pórtico I Del Pátio de Atetelco-

Posição do braseiro de Tlaloc apresentado anteriormente.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-Brasero de Tlaloc

Assim como o deus do fogo Huehueteotl, o Deus da Chuva e do Trovão Tlaloc, aparece seguidamente em braseiro de cerâmica com sua figura de olhos arregalados e dentes de jaguar.

Estamos na Tlalocan, a Casa de Tlaloc, o que é de se esperar que hajam manifestações de adoração a Tlaloc.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologuia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacan-Deus do Fogo Huehueteotl-

É representado com o rosto enrugado e desdentado, com um recipiente circular acima da cabeça que é um braseiro.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuiacan-Altar do Deus do Fogo, Huehueteotl, dentro da casa de Tlaloc, a Tlalocan.-

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-Mural de Tlalocan-

Tlalocan significa a Casa de Tlaloc, Senhor do Mar e das Nuvens, Senhor dos Rios e dos Lagos, Senhor do Granizo e do Raio. Como já vimos o deus Tlaloc é representado sempre de olhos bem arregalados e dentes de jaguar.

Tlalocan era o Paraíso Terrestre, terra de riquezas e lugar de delícias de onde partiam todos os rios da terra. Lugar para onde iriam os escolhidos, os que morriam fulminados por raios ou afogados.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-Stela de la Ventila-

Pilar entalhado, cuja função era de marcador móvel do Jogo de Pelota.

O Jogo de Pelota era jogado com uma grande bola de borracha por dois times que se enfrentavam, cujo o objetivo era fazer a bola passar por um círculo no alto da parede lateral da pista.Era mais do que uma lazer e tinha um significado ritual, pois entre os maias que praticaram este Jogo de Pelota, os perdedores eram sacrificados.

Como se pode concluir pelos seus deuses e o Jogo de Pelota, a Cultura Teotihuacán, influenciou em muito os povos pré-colombianos do México e da Meso-América.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-Piramide de la Serpiente Emplumada-

Esta pirâmide esta localizada na ¨Ciudadela¨, local onde provavelmente ficava o centro religioso e político de Teotihuacán. A pirâmide se destaca por sua elaborada ornamentação e cujos elementos escultóricos de vulto são a Cabeça da Serpente Emplumada e a Cabeça do Deus das Tormentas Foi erguida em torno dos anos 150 a 200 dC.A Serpente Emplumada era conhecida pelos astecas como o deus Quetzacoatl e era para os maias o deus que o chamavam de Kukulcán. O Deus do Trovão era conhecido com Deus Tláloc, cuja característica eram os olhos arregalados e dentes de jaguar.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-O Feixe dos Anos-

O feixe de troncos queimando está relacionado com a celebração cíclica da ¨Ceremonia del Fuego Nuevo¨.Este feixe pode estar dedicado a celebração de um ciclo do calendário e o começo de outro, já que nestas celebrações queimavam-se ritualisticamente um feixe de troncos.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Teotihuacán-Complexo Morte.

Teotihuacán, a Cidade dos Deuses, era um lugar de culto e peregrinação, venerado pelos monarcas astecas.

O Complexo Morte é originário das escavações realizadas em 1917 na Pirâmide do Sol .As esculturas que estão no degrau de baixo em posições opostas, são crânios cingidos com faixas , demonstram as amarrações para a morte ou para o sacrifício.Acima está o Disco de Mictlantecutli, o Deus da morte, envolvido por halo pregueado, foi encontrado em 1963 na Plaza del Sol.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Etnográfica-Visita aos Sítios Sagrados e Peregrinações

Os atuais sítios sagrados, em sua maioria, tem origem nos sítios sagrados pré hispânicos e também na cosmovisão das culturas indígenas largamente diversificadas.Estes sítios são locais não só de natureza ritual mas como também festivas, levando a um rico e diversificado mundo de fantasias que colorem este vasto universo conceitual.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-


Exposição Etnográfica-Organização Comunal para a Visita aos Santuários

Os Santuários são sítios de importância ritual e festiva, muitos deles situados em locais sagrados e que foram sede de peregrinações pré hispânicas.

Agora são venerados a Virgem, Cristo e os Santos, que compõem atualmente,como antes, as crenças indígenas, personificando as forças da natureza como a chuva, o sol e a terra. Por isso são conhecidos com designações populares como Señor de Chalma, Señor de Cerrito, A Virgen de San Juan de los Lagos e a Virgem de Juquila, entre outros.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Etnográfica-Religião e Cosmovisão.

Uma característica das culturas é a forma de como seus integrantes entendem o universo, o mundo, a natureza e a seus semelhantes. Esta cosmovisão se reflete na economia, na organização social e política e principalmente na religião, que é um sistema de crenças, normas e comportamentos. No México, esta cosmovisão era diferente para os diferentes tipos de culturas, porém com a Colonialismo europeu, foi desenvolvida uma visão uniformizada pelo o Catolicismo nos diferentes redutos dos mais diversos povos indígenas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição etnográfica

Vitrinas com trajes dos povos,dentro da diversidade cultural mexicana.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Etnográfia-Mural de Covarrubia

O pintor Luis Covarrubia plasmou este mural em 1963 e representava a versão que os povos indígenas viviam ilhados do contexto nacional mexicano.

Porém nas últimas cinco décadas do SEC XX, os avanços da etnografia envolveram as ditas etnias como partes constitutivas da diversidade étnica e cultural do México.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição de Arqueologia

Painel mostrando os primeiros grupos humanos errando sobre a terra despovoada do Continente Americano.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Paleontologica

La Cueva del Ratón

Localizado próximo ao povoado de San Francisco de la Serra, a 1100m de altura.

O sítio está num abrigo rochoso com 100m de comprimento e 10m de altura.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-



Painel Das Culturas Pré-Colombianas

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-



Exposição Paleontológica

Painel com animais do plistoceno, ou o período da pedra lascada.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Lucy: Astralopithecus afrensis

Interpretação da possível aparências de um dos mais antigos ancestrais conhecidos do ser humano.

Viveu nos bosques tropicais da savana africana a cerca de 3,5 milhões de anos atrás.

Museo Nacinal de Antropologia-Chapultepec-




Exposição Paleontológica

Lápide funerária do período Clássico Tardio (5oo a 800dC), usada para fechar um túmulo.Na parte de cima estão as ¨Fauces Del Cielo¨, que se assemelham ao focinho de um jaguar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Los Buenos Tiempos

Quadro de Xavier Esqueda( México, 1943).Óleo sobre tela de 1994.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




La Canción

Quadro de Xavier Esqueda( México, 1943). Óleo Sobre Tela de 1998.

Museo Nacional de Arqueologia-Chapultepec-




Homenaje a la Escuela de Amsterdam

Quadro de Xavier Esqueda( México, 1943).Óleo sobre tela de 1992.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Arquitetura Fantastica

Quadro de Xavier Esqueda( México 1943).Óleo sobre tela, 1997.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Semilla Prodigiosa

Quadro de Xavier Esqueda(México 1943).Óleo sobre tela.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Nadie sabe lo que tiene hasta que lo ve perdido

Quadro de Xavier Esqueda( México 1943).Óleo sobre tela, 2004.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Años de Peregrinar II

Quadro de Xavier Esqueda(México, 1943).Óleo sobre tela, 2004.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Puntales de la Memoria

Quadro de Xavier Esqueda(México 1943).Óleo sobre tela.

Museu Nacional de Antropologia-Chapultepec-



Conectado a mi Clon

Quadro de Xavier Esqueda( México, 1943). Óleo sobre tela 2004.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Años de Peregrinar

Quadro de Xavier Esqueda( México,1943).Óleo sobre tela de 2004.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




La Despedida

Quadro de Xavier Esqueda(México 1943). Óleo Sobre Tela em 2005.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Tiempo Relativo(2005)

Óleo sobre tela de Xavier Esqueda. Nascido na cidade do México em 1943.

Visitamos uma exposição de pintura numa das alas do museu com obras muito interessantes do pintor mexicano Xavier Esqueda.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Tanque com Escultura

Escultura de concha de bronze acima da superfície da água.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Pátio e Tanque Frente a Fachada.

Precisamos contornar o tanque para entrar nesta porta frontal do Museu, não sem antes apreciar a escultura de bronze, em forma de concha, acima da superfície da água.

Museo Nacional de Antropologia-Chapultepec-




Coluna Única Que Sustenta Placa de Concreto

Sustentando uma placa de concreto de 84 m de extensão, a coluna revestida de uma pedra verde e com relevos, está cercada por uma cachoeira circular que desaba sobre um lago em sua base.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Museo Nacional de Antropología-Chapultepec-




Coluna Sustentando Placa de Concreto

O pátio central do Museu apresenta esta imensa placa de concreto de 84 metros de extensão, a 11 metros de altura, sustentada por uma única coluna. É considerada a maior estrutura de concreto do mundo sustentada por uma única coluna!Do alto da coluna cascateia uma torrente circular de água que cai num lago em torno dela.

Museo Nacional de Antropología-Chapultepec-




Entrada do Museo

Museu inaugurado em 1964 e foi construído dentro da arrojada arquitetura de Pedro Ramirez Vásquez .O acervo em exposição pode ser comparado a maioria dos Museus europeus que conheço, é vasto e bem organizado. É claro que não poderemos assimilar nem fração do que é apresentado aqui numa só visita, mas vale a pena, ou melhor, não se visita um museu destes impunemente, saímos daqui diferentes em alguma coisa!

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-



Castillo de Chapultepec

Baluarte defendido pelos Niños Heroes, pode ser visto no alto do monumento. O Castillo de Chapultepec, foi convertido em Academia Militar em 1843 e era residência oficial de ex-dirigentes mexicanos,republicanos e mesmo do Imperador Maximiliano e a Imperatriz Carlota.

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




Símbolos em Bronze no Alto das Colunas

Pode-se ver a Chama e a Águia. A chama porque o velho foi consumido para dar origem ao novo, pois uma nova nação surgiu depois da Guerra

que provocou o movimento liberal da Reforma e a promulgação da Constituição Democrática de 1857.A Águia é o símbolo da Bandeira e da Nacionalidade Mexicana.

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




A Los defensores de la Patria

No centro do Monumento a Imagem Feminina que recebe os filhos mortos com sofrimento digno.

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




Monumento a los Niños Heroes

São seis altas colunas representando os seis cadetes que enfrentaram os invasores e que em 13 de Setembro de 1847 não mais podendo oferecer resistência, embrulharam-se na Bandeira Mexicana e saltaram para morte ,preferindo isso do que renderem-se as forças superiores americanas.

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




Bobcat em atitude feroz, diante da ferocidade de sua presa.

A cena evoca a coragem,mesmo diante dos mais fortes.Os Niños Heroes ofereceram decidida resistência diante de forças muito superiores!

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




Imagem em bronze de um Bobcat

O Bobcat vive em áreas montanhosas e espinhosas do México especialmente nas Sierra Madre, Oriental e Ocidental e é um felino de porte médio.

Monumento a los Niños Heróes-Bosque de Chapultepec-




Bandeiras da Nação Mexicana

Dispostas ao longo da Calzada Juventud Heroica, evocando os sentimentos nacionais com relação ao exemplo dado pelos defensores do Castelo de Chapultepec.Deve-se levar em conta que após a derrota para os EUA, o México foi levado por suas lideranças políticas a um processo de Reformas Constitucionais que impulsionaram o país para o progresso de uma nova realidade, diferente da anterior, imposta por uma elite aristocrática, que era arcaica e retrógrada.